23 janeiro, 2013

O que é Onicofagia ?


Olá Meninas,

Alguns dias atrás recebi um comentário de uma leitora em uma foto de Nail Art que fiz  lá na fanpage do blog onde ela dizia amar as unhas artísticas e sentir tristeza por não conseguir parar de roer as unhas para poder fazer esse tipo de trabalho em suas unhas, achei bacana o depoimento dela, pois a mesma diz saber que é vergonhoso esse ato, mas devido a ansiedade ela não consegue vencer este vício.

Pensando neste problema resolvi fazer algumas pesquisas e trazer para vocês tudo que encontrei sobre a Onicofagia, que nada mais é o termo médico usado para designar o ato de roer as unhas.


Por vezes as unhas são roídas até á base, não sendo este hábito frequente antes do 4 a 5 anos de idade, surgindo mais na idade da puberdade e prolongando-se até a maturidade entre homens e mulheres.

Esse hábito que pode parecer simples e corriqueiro é capaz de trazer diversos problemas a nossa saúde, como o transporte de germes que vivem embaixo de nossa unha a boca. Para se ter idéia dos problemas que podem aparecer com a Onicofagia, alguns roedores compulsivos de unhas não roem somente a unha, mas também a pele e ao redor da cutícula, o que faz com que a pele seja rompida, ficando assim propicia a infecções.

Alguns estragos feitos as unhas e pele por conta do hábito podem até atrapalhar na habilidade com as mãos, restringindo o uso das mesmas, como por exemplo: desenhar, digitar, escrever e tocar instrumentos (principalmente os de corda). Além de todos esses problemas a Onicofagia por um longo tempo pode ocasionar o desgaste do esmalte dos dentes, trazendo o aparecimento de cáries e outros problemas dentários.

Quem engole pedaços de unhas pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino, além de correr o risco de ingerir germes, pois as mãos podem estar sujas.


Quais as causas da Onicofagia?

Algumas causas aparecem desde a infância 

* Uma perturbação persistente do ambiente familiar, tenções entre crianças e os pais, podem levá-la a roer as unhas;

* As crianças muito expansivas que são muito controladas pelos pais, muitas vezes roem as unhas, pois as crianças quando são regradas compensam a impossibilidade de exteriorizar os próprios sentimentos e acabam assim roendo as unhas como forma de refúgio;

* Já na puberdade o ato de roer as unhas está ligado a uma forma de insegurança em relação aos outros;

* Já na fase adulta isso ocorre devido a ansiedade compulsiva, estresse, nervosismo e se a pessoa já teve alguma das causas acima isso acaba se tornando uma mania corriqueira.


Existe tratamento?

Sim. Hoje no mercado já existem diversos produtos para parar com o ato de roer as unhas entre eles esmaltes com gosto amargo que ajuda a inibir o ato de roer as unhas, cremes específicos e também de gosto amargo, anti sépticos locais e cremes antimicrobianos.

No caso em que a pessoa não se importa com o gosto amargo o que fazer?

Ao identificar um momento de ansiedade ou nervosismo, ao primeiro impulso de roer as unhas tente relaxar, uma boa dica são alguns exercícios de respiração que tem por finalidade aliviar as tensões, respire lentamente, inspire o ar em quatro tempos e expire em cinco, repita quantas vezes achar necessário, esse exercício respiratório promove um aumento de oxigenação e ajuda e muito a aliviar a ansiedade ou nervosismo.

Caso essas duas dicas acima não resolvam, é necessário recorrer a um especialista e conforme a sua personalidade, existem diversas formas de psicoterapia.

No caso das crianças existe a Psicomotricidade é muitas vezes uma ótima solução, pois através dos jogos, exercícios físicos e rítmicos, ajudam a criança a construir de maneira harmoniosa a própria personalidade e a sentir-se bem com ela própria.

Na fase da puberdade e na adulta o tratamento requer um acompanhamento psicológico, pois a Onicofagia é um distúrbio relacionado ao estado psicoemocional de ansiedade, nervoso, e outros (como já foi falado acima). Sendo assim, o mesmo pode ser considerado um reflexo de deficiências emocionais.

Dicas que ajudará a controlar a Onicofagia:

* Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores;

* Mordedor de borrachas, principalmente quando estiver assistindo um filme, jogos, novelas, etc.;

* Chicletes sem açucar;

* Ocupar as mãos do indivíduo com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos);

Bom pessoal sei que o post ficou enorme, mas procurei trazer tudo sobre a Onicofagia e espero do fundo do coração poder ajudar as pessoas que sofrem deste mal.

Se caso você já sofreu escreva nos comentário dizendo qual foi seu método usado para se livrar deste ato, será bacana receber seu depoimento aqui!

E se caso alguém desejar ajuda ou até mesmo tirar alguma dúvida deixe nos comentários também terei o maior prazer em ajudar.

Espero que tenham gostado !

Bjs...

4 comentários:

  1. Nossa amiga..que postagem completa...parabéns amiga...acho que ninguém ficará com dúvida!!

    Beijos loirona

    ResponderExcluir
  2. Eu fazia isso quando era criança, hoje em dia só de ver alguem fazendo me dá agonia.
    Traumatizei kkkkkkkkkkk
    Bjos
    http://unhasnatalenses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. esses esmaltes que tem gosto ruim podem causar algum mal a saude, porque quando estou com essses esmaltes e coloco o dedo na boca sinto o gosto e logo paro, mais depois de uns 2 dias o gosto vai passando ai eu fico com o dedo na boca e a vezes sem querer mesmo eu engulo esse esmalte???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Derma Nail Onic não causa mal a saúde. O produto possui os teste de segurança obrigatórios pela Anvisa.
      Quando ao gosto do produto é assim mesmo. O contato com a boca e com água durante o dia vão 'gastando' o produto, que deve ser reaplicado diariamente (inclusive sobre o esmalte).
      Qualquer dúvida entre em contato com o SAC da Derma Nail: 0800 774 1717.
      Obrigado.

      Excluir