03 maio, 2015

Mamãe Aventureira ! - Dica para o Dia das Mães!

Olá Meninas,

Hoje o post é super diferente do que costumo postar por aqui, mas é uma ótima dica para você curtir com sua Mãe, ou até com seus filhos!

É uma ótima opção de passeio para uma Mamãe Aventureira !!!

Você se considera um amante da natureza e dos esportes radicais?

Então certamente deve conhecer as cidades localizadas na Serra da Mantiqueira, onde há diversas opções de atividades nas montanhas, meio ao verde da Mata Atlântica e paisagens maravilhosas. Isso acontece, pois a região é repleta de terras altas, destacando-se a Pedra da Mina, o Pico das Agulhas Negras, Morro do Couto e Pedra do Sino de Itatiaia. 


Se você ainda não conhece, ou se tem curiosidade de conhecer, fique ligado nas dicas do Roteiro de Turismo a seguir. 


A Pedra da Mina é a quarta maior montanha do Brasil, com 2.798 metros de altitude, um conjunto de montanhas com 12 picos acima de 2.600 metros localizadas entre o Parque Nacional do Itatiaia e o Maciço dos Marins. O acesso é feito a partir da Fazenda Serra Fina e a trilha leva em torno 5 horas e percorre 8 km por um terreno íngreme. É essencial ter um bom preparo físico e a recomendação é ir ao inverno e pela manhã, para evitar o sol do meio dia e chuva. O cume da pedra é amplo e possui espaço para montar até oito barracas. A vista para o pico Maciço dos Marins, Pico das Agulhas Negras, Serra dos Órgãos e os Três Picos é incrível.



O Pico das Agulhas Negras está localizado a 2.787 metros de altitude e dentro do parque Nacional de Itatiaia. A  trilha até o Pico saindo de Visconde de Mauá é uma aventura de no mínimo dois dias, por isso é necessário bom preparo físico, água, cordas e agasalho são primordiais. Para não andar muito, você também pode ir de carro até o interior do parque. O lugar é maravilhoso, mas vale lembrar que é muito gelado e você precisa se preparar para enfrentar o clima.



O Morro do Couto também é uma região privilegiada para a prática de trilhas, rapel ou escaladas. A vista do alto de seus 2.680 m de altitude mostra as pedras das Prateleiras, Pedra da Tartaruga, Agulhas Negras o Vale do Paraíba. O morro do Couto é a primeira montanha que se alcança, partindo da portaria do parque, e em duas horas de caminhada fácil você consegue chegar ao topo. É a melhor opção para quem ainda não tem muita experiência.




Por fim, a última dica é a Pedra do Sino de Itatiaia, com 2.670 metros de altitude. Para chegar em seu cume é preciso passar por uma trilha de aproximadamente 12 km, percorrendo Pedra do Altar e depois descer a um planalto que tem 2.400m de altitude. A Pedra do Sino de Itatiaia é uma montanha menos conhecidas da região, mas também o terceiro ponto mais alto do parque, e está entre as dez montanhas mais altas do país. O topo arredondado faz com que a montanha pareça um grande sino e o desafio físico e a ausência de turistas pelo caminho tornam a ascensão atraente para aventureiros. 

Para maiores informações sobre pousadas em Penedo na região do Itatiaia, acesse Roteiro de Turismo.

No site você também pode encontrar dicas de outros passeios bacanas para você curtir com a Mamãe e para você que já é Mãe curtir com seus filhos!



3 comentários: